RT e Sputnik não podem mais transmitir na UE; Rússia aperta política de mídia



Foto: AP

Na UE, as sanções que a União decidiu no final da semana entraram em vigor com a publicação no diário oficial. “O Kremlin usa a manipulação sistemática de informações e desinformação como ferramenta em seu ataque à Ucrânia. Isso também representa uma ameaça significativa e direta à ordem pública e à segurança da UE. Hoje demos um passo importante contra a operação de manipulação da Rússia Presidente Vladimir Putin e encerrou a operação da mídia estatal russa na UE”, anunciou o alto representante da União para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell.

Notícias relacionadas
Quando a guerra é obscurecida pela propaganda nas redes sociais: “O jornalismo está perto da morte clínica”

Como parte das sanções, Sputnik e RT não podem mais divulgar seu conteúdo via conexão a cabo, satélite e Internet. A medida se aplica a todas as filiais da mídia mencionada. A RT tem afiliadas em idiomas locais na Alemanha e na França, entre outros.

Apesar das sanções contra a RT e o Sputnik, os jornalistas dos referidos meios poderão continuar a fazer o seu trabalho, asseguram em Bruxelas.

De acordo com a decisão do Conselho da UE, as sanções são limitadas no tempo e vigorarão até que a agressão contra a Ucrânia termine e até que a Rússia pare de usar seus meios de comunicação para campanhas de propaganda contra a UE, anunciaram de Bruxelas, enfatizando, que o direito à informação é um direito humano fundamental e a UE continuará a lutar pela liberdade dos meios de comunicação social e pelo pluralismo de opiniões.


O anúncio de hoje no Twitter informa que, em resposta a um pedido legal, a conta da RT foi congelada na Bélgica, Áustria, Bulgária, Suécia, Croácia, Espanha, Eslovénia, Chipre, Eslováquia, República Checa, Roménia, Portugal, Polónia, Dinamarca, Holanda, Estônia, Malta, Luxemburgo, Finlândia, França, Lituânia e Alemanha.  Foto: Twitter
O anúncio de hoje no Twitter informa que, em resposta a um pedido legal, a conta da RT foi congelada na Bélgica, Áustria, Bulgária, Suécia, Croácia, Espanha, Eslovénia, Chipre, Eslováquia, República Checa, Roménia, Portugal, Polónia, Dinamarca, Holanda, Estônia, Malta, Luxemburgo, Finlândia, França, Lituânia e Alemanha. Foto: Twitter

AKOS pede a cessação da transmissão do conteúdo do Sputnik e RT

A medida deve agora ser implementada pelos reguladores de mídia nos estados membros. A Agência para as Redes e Serviços de Comunicação da República da Eslovénia (Akos) já apelou aos operadores da Eslovénia para que implementem imediatamente o regulamento.

É uma proibição de transferência ou distribuição de certos programas de televisão russos RT-Russia Today Inglês, RT-Russia Today Reino Unido, RT-Russia Today Alemanha, RT-Russia Today França, RT-Russia Today Espanhol e serviços de mídia da casa de mídia Sputnik .

O Conselho da UE adota, assim, medidas restritivas, segundo as quais é proibido difundir ou facilitar, incentivar ou de qualquer outra forma contribuir para a difusão de qualquer conteúdo dos meios de comunicação listados de qualquer forma. É proibida a transmissão ou distribuição via cabo, satélite, sistemas de TV IP, provedores de serviços online, plataformas online ou aplicativos de compartilhamento de vídeo, sejam novos ou carregados anteriormente.


Foto: AP
Foto: AP

A Rússia prepara novas medidas

Enquanto isso, na Rússia, as autoridades continuam a suprimir reportagens independentes sobre a guerra na Ucrânia. O governo se prepara para apertar as medidas e anuncia a consideração da lei, que prevê até 15 anos de prisão para qualquer publicação de notícias falsas relacionadas às forças armadas russas.

O Gabinete do Procurador-Geral enfatizou que fornecer assistência financeira, logística, consultiva ou outra a uma organização ou estado estrangeiro por suas atividades contra a segurança da Rússia é alta traição, punível com 20 anos de prisão.

“Na Rússia, eles podem condenar um jornalista por qualquer motivo, e as autoridades têm ferramentas suficientes para remover a mídia”, disse. disse o diretor do portal Meduze Galina Timchenko e alertou que a censura já está em vigor no país.

Nos últimos dias, as autoridades russas enviaram cartas ameaçadoras a vários meios de comunicação independentes exigindo a retirada de conteúdo sobre a guerra na Ucrânia. De acordo com suas demandas, a mídia não deve usar palavras como guerra e invasão, e não deve incluir informações sobre vítimas civis e soldados mortos e feridos que não sejam confirmadas por fontes oficiais do Estado.

Na terça-feira, as autoridades russas ordenaram a suspensão da transmissão da rádio independente Eco de Moscou e do acesso ao site da televisão online Dozhd, acusada, entre outras coisas, de divulgar chamadas para atos extremistas e violentos. A razão para isso foi a rejeição da posição oficial da Rússia de que o objetivo da operação militar na Ucrânia é proteger a Rússia de ameaças do Ocidente.

Editor-chefe Dožda Tikhon Dziadko anunciou no Telegram que ele, como alguns de seus colegas, havia fugido da Rússia, dizendo que estava em perigo.

Egídio Pascoal

"Estudante. Especialista em web. Guru da música. Especialista em bacon. Criador. Organizador. Típico viciado em viagens. Estudioso de café. Explorador."

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.